quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dentinhos!

Não podia deixar de tocar nesse assunto, né?

Hoje dando uma olhadinha no site da Colgate, achei o texto abaixo. Resolvi reproduzir porque achei interssante.

Como Cuidar dos Dentes de Crianças Pequenas?

Como posso cuidar dos dentes dos meus filhos na idade entre um e três anos? Ensinar bons hábitos de higiene bucal para seus filhos é uma das melhores lições de saúde que você pode ensinar a eles. Isto significa ajudá-los a escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, mostrar a maneira certa de usar o fio dental, incentivá-los a comer pouco entre as refeições e sempre ir ao dentista.A maioria dos dentistas recomenda que as crianças devam começar a ir ao dentista com dois anos de idade. Isto dá ao profissional a oportunidade de acompanhar o crescimento e o desenvolvimento dos dentes do seu filho e, além disso, você pode aprender vários tópicos, como os dentes se desenvolvem, a importância do flúor, como ajudar seu filho a cuidar bem dos dentes, como lidar com o uso da chupeta, sobre a alimentação e como prevenir ferimentos na boca.Nunca deixe de dizer que é bom ir ao dentista. Explique a seu filho que uma consulta com o profissional ajuda manter a boa higiene bucal. Ao transmitir uma atitude positiva, você estimulará o seu filho a ir ao dentista regularmente.
O que devo fazer quando os dentes do meu filho começarem a nascer?
Os dentes começam a nascer quando o bebê tem seis meses de idade e continuam a erupcionar até o terceiro ano de idade. Isto faz com que muitas crianças tenham gengivas mais sensíveis e irritáveis nesta época. Pode-se massagear a gengiva usando o dedo, uma colher fria ou um mordedor que foi colocado na geladeira. Também há a possibilidade do uso de gel e medicamentos contra a dor no período em que os dentes estão aparecendo. Fale com seu dentista ou pediatra sobre estes medicamentos. Se seu filho estiver com febre durante o aparecimento da dentição, o melhor é avisar seu médico para garantir que a febre não esteja relacionada com outro problema.
Qual é a maneira certa de escovar os dentes do meu filho pequeno?
Primeiramente é importante estar ao lado de seu filho no momento da escovação até ele atingir a idade de seis anos. Siga as indicações abaixo:
  • Use uma pequena quantidade de creme dental com flúor. Não deixe seu filho engolir o creme.
  • Use uma escova macia. Primeiro limpe as superfícies internas dos dentes, onde o acúmulo de placa é maior. As cerdas da escova devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Escove suavemente para frente e para trás.
  • Escove todas as superfícies dos dentes voltadas para a bochecha. As cerdas da escova devem estar em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Escove suavemente para frente e para trás.
  • Escove a superfície de mastigação dos dentes, para frente e para trás.
Mas tenho uma ressalva importante. O texto orienta usar creme dental com flúor. Acontece que para crianças que ainda não sabem cuspir, isso não é indicado.............  e faltou ao texto o cuidado de chamar atenção para isso. Para essas crianças, o indicado é usar creme dental SEM flúor. Tem vários no mercado, mas curiosamente não tem nenhum da Colgate..................... é fogo, viu? Um texto que supostamente serve de orientação e que é divulgado por uma empresa tão grande e tão conhecida.............. Aí depois a fluorose tá solta....... já vi tanta criança com os permantes afetados....... mas muita mesmo...... de chamar atenção. Via principalmente quando trabalhava no José Walter............... Ah, tem outro detalhe: mesmo para crianças que sabem cuspir, o creme dental indicado é específico para crianças, com uma concentração menor de flúor. 

Bom, depois de escolher a escova e o creme dental, começa a batalha grande: escovar os dentes. Aqui em casa a batalha foi grande. Mas eu nunca abri mão. Pegava à força mesmo quando ela não colaborava. Claudio uma vez viu e me pediu pra não fazer isso. Eu só olhei pra ele e perguntei: se ela tiver cárie rampante (cárie aguda e agressiva em vários dentes ao mesmo tempo, o esmalte dos dentes desmancha feito papel) você vai segurar na cadeira do dentista pra restaurar??? Nunca mais ele reclamou de mim por pegar a Julia à força pra escovar...............rsrsrsrs............... hoje em dia como ela sabe que não tem opção, já abre a boca quando me vê com a escova............rsrsrsrs..........

E a batalha de vocês, como tem sido????
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: