sábado, 26 de fevereiro de 2011

Brincando de escolinha!

Acho o maior barato ver a Julia brincando. Quando ela está brincando de casinha, noto que ela faz com as bonecas exatamente como eu faço com ela. Agora vez por outra ela brinca de escolinha com as bonecas.

Ela senta e diz: "silêncio, gente, olha o que eu trouxe pra vocês hoje." Ou então diz: "João, presta atenção." Normalmente isso acontece quando eu não estou por perto, mas fico só escutando e rindo sozinha. A atividade que ela mais faz com os "alunos" dela é contar história. Pega um livro e primeiro canta a mesma música que as professoras cantam na escola:

"Eu vou te contar uma história, agora, atenção!
Que começa aqui no meio da palma da tua mão
Bem no meio tem uma linha ligada ao coração
Quem sabia dessa história antes mesmo da canção?  
Dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão, dá tua mão."

Depois ela abre o livro e começa com: "era uma vez...." e vai inventando a história. A cada página que ela passa, ela vira o livro e mostra para todos os "alunos". E assim ela vai até o fim. Quando termina a história ainda diz: "quem gostou bate palmas." Hoje eu peguei um livrinho dela e li a história. Em seguida ela "leu" pra uma das "filhas" dela, quase do mesmo jeito que eu tinha contado pra ela.



Eu fico só espiando e achando graça. Presto atenção na articulação das palavras, na entonação que ela usa. E fico impressionada como no faz-de-conta, ela repete tudo o que vê no dia-a-dia. E aí é mais um motivo para eu ter cuidado nos exemplos que estou dando com minhas atitudes.
 
Mas o melhor da brincadeira de escolinha é que ela, através da repetição do que acontece por lá, me mostra que as atividades escolares são prazerosas pra ela. Se bem que isso eu já sabia, porque ela adora a escola e dá trabalho é na hora de ir embora. Também gosto quando ela começa a repetir o que acontece por lá para eu ficar mais por dentro da rotina de sala e poder conversar com ela a respeito, puxar assunto e me mostrar interessada pelo dia dela. Fora que essa brincadeira dela de contar histórias é um ótimo incentivo à leitura e faz com que ela tenha maior intimidade com livros e letras.

Eu me lembro que eu amava brincar de escolinha com minhas bonecas e que, como eu não tinha quadro negro em casa, usava o lado de dentro da porta do meu guarda roupa (levava carão toda vez que a mamãe me flagrava na brincadeira...rsrsrsrs). Uma grande amiga minha de infância, a Karyne, tinha quadro negro em casa e também uma mesinha com cadeirinhas, então brincar de escolinha na casa dela era tudo de bom. Tenho ótimas recordações, a ponto de me lembrar do cheiro do armário onde a mãe dela guardava a caixa de giz e o apagador. Pretendo dar um quadro negro pra Julia, vou só esperar que isso faça parte da rotina dela de aula. A mesinha com as cadeirinhas ela já tem. E vou me preparar pra aprender muito com minha "professorinha".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: