quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Desfralde 2

Em outubro falei aqui sobre desfralde, que a Julia estava mostrando sinais de que estava preparada mas que eu não estava afim de encarar o desafio naquele momento.

Mas, ano novo, vida nova! Quando as aulas recomeçaram resolvi que mandaria a Julia sem fralda pra escola. Ela adorou a novidade e todo dia fazia questão de dizer que queria ir de calcinha e ainda ía no guarda roupa escolher a que queria. Começou a voltar da escola sem fralda também e não tive problemas até agora.

Pouco tempo depois percebi que não fazia sentido sair pra passear levando ela de fralda. Começou em um final de semana em que fomos ao supermercado e eu resolvi testar como seria ela ir sem fralda. Foi tudo bem mas depois de fazermos as compras, não voltamos logo pra casa. Fomos almoçar e no restaurante, quando sentiu vontade, pediu pra ir ao banheiro. Eu espoquei de orgulho, claro!

Nesse mesmo fim de semana fomos ao shopping e mais uma vez ela foi sem fralda. Levei uma muda de roupa limpa na mochila dela, fiquei um pouco preocupada de ter um "acidente" mas foi tudo tão tranquilo que percebi que de fato Julia tem o total controle dos esfíncteres.



Desde então ela vai pra todo canto sem fralda. E eu estou tão confiante que não levo mais nem muda de roupa. E ela tem correspondido às expectativas. Esse fim de semana ela fez xixi na roupa no shopping, mas foi apenas porque estava tão fascinada brincando no parquinho que não queria sair pra fazer xixi. Mas tudo bem, conversei com ela, expliquei que  é legal sair pra fazer xixi e que depois ela pode voltar pra brincar e comprei um shortinho pra ela trocar. Tudo resolvido.

Porém, se pra xixi estava tudo bem, pra cocô o negócio estava complicado. Ela não aceitava sentar pra fazer de jeito nenhum, nem no troninho, nem no sanitário. Fazia em pé na calcinha mesmo. Mas essa semana ela nos surpreendeu. Segunda-feira, quando Claudio foi buscá-la na escola, ela pediu pra fazer cocô e fez sentadinha no vaso. Uma moça! Hoje fomos visitar uma amiga e lá também ela pediu pra fazer cocô e fez no vaso! Estou tão feliz e orgulhosa!

O processo todo foi muito tranquilo, sem pressões, sem cobranças. Fomos sentindo o tempo da Julia, observando os sinais dela e deixando que ela mesma tomasse a decisão de desfraldar. Claro que ainda podem acontecer acidentes, mas acho que faz parte! Não adianta brigar com a criança, só cria um problema onde não existe. Não pressionamos a Julia, não nos desgatamos com um desfralde difícil e estamos muito felizes com o resultado. Agora vamos esperar ela dar sinais de que está pronta para o desfralde noturno, mas sem pressa, no tempo dela!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: