quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Volta às aulas!

Volta às aulas é um momento tão gostoso né? Reencontrar os amigos, compartilhar as aventuras das férias, conhecer a nova professora........... a expectativa pelos novos desafios que estão à frente dá um frio na barriga! Eu adorava a volta às aulas. Ficava folheando meus livros novos, arrumava meus cadernos....... tenho boas lembranças desse tempo.

As aulas da Julia recomeçaram pra valer dia 25 de janeiro. Graças à Deus ela não teve o menor problema de adaptação. Chega e já corre pra dar um beijo na professora, não olha nem pra trás. Mesmo que eu fique rondando por lá (se eu pudesse passava o dia observando de longe) e ela me veja, não chora, não pede pra ficar comigo ou pra ir embora. Aliás, ir embora da escola é algo que ela faz muito contrariada.

Acho que isso tem a ver com a personalidade dela e também com o fato de ela ser uma criança muito segura. Nós não cansamos de dar amor pra ela. Aqui o tempo todo temos beijos, abraços, risadas, elogios, declarações de amor. Eu até costumo dizer que a Julia tem sim um problema de auto-estima: a dela é muito elevada. 



Outra coisa que acho que ajuda é a confiança que passo pra ela em relação à escola. Eu estou sempre por lá observando. Claro que nem tudo é perfeito, nem tinha como ser! Mas no geral acho que acertam na maior parte das coisas. E procuro sempre passar pra Julia a imagem da escola como algo muito positivo! Gosto de conhecer os amiguinhos dela e de brincar com eles. Adoro quando ganho montes de beijos variados! Converso com ela sobre o dia, pergunto das tarefas, procuro me inteirar da rotina dela pra puxar assunto. E ouço com atenção o relato dela, valorizando as pequenas descobertas e conquistas do dia-a-dia.

E assim procuro criar a cultura de que a escola é um lugar muito interessante. Às vezes pergunto a ela se posso ir pra turminha dela, normalmente ela diz que não e eu fico com aquela cara  de quem está frustrada......... aí que ela acha a escola interessante mesmo, porque é um "território só dela".

Para as mães que estão passando pelo momento de adaptação dos filhos, digo apenas que tenham certeza que a escola é um local maravilhoso pras crianças e que vai proporcionar experiências novas que eles não teriam ao nosso lado. Tendo essa certeza e depois de escolher bem a escola, passar essa segurança pra criança é a chave do sucesso.Conversem com a criança, mostrem interesse pelas atividades dela na escola, procurem conhecer  seus amiguinhos pelo nome e valorize as conquistas diárias. Conheçam a professora, conversem com ela mesmo que informalmente sempre que possível. Em pouoco tempo a criança que chora  porque não quer entrar na escola, vai  começar a chorar porque não quer sair da escola. E se prepare pra passar vergonha, a Julia já me fez passar muitas, dando escândalo porque não queria ir embora......... eu achava que todo mundo olhava pra mim me criticando por achar que eu maltratava minha filha em casa!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: