segunda-feira, 28 de março de 2011

Adeus à chupeta!

Julia pegou a chupeta ainda na maternidade. Eu sempre achei um bom auxílio na hora de acalentar e não me arrependo de jeito nenhum de ter dado, mas acho que já está na hora de tirar. Ela usa principalmente na hora de dormir mas noto que em casa ela solicita bastante durante o dia. Já está melhor, porque ano passado ela não desgrudava da chupeta por nada e eu também não forçava a barra com ela por conta da ausência do pai.

Em maio ela completa 3 anos e maioria dos amiguinhos da escola já deixou o hábito. Eu estava tentando bolar uma estratégia para convencê-la e ao mesmo tempo tentando me preparar para encarar o choro dos primeiros dias sem chupeta. Eu já tinha feito a proposta de dar pro Coelhinho da Páscoa , que ele iria trazer um ovo de chocolate bem grande em troca, mas ela não topou, mesmo sendo louca por chocolate. Já tinha falado na Fada da Chupeta que daria uma Barbie e uma Polly pra ela, mas não sentia confiança ainda de fazer a troca.



Mas, uma vez mais, Julia me surpreendeu! Ontem ela estava sentada na mesinha dela pintando, cortando papel e colando, com a chupeta na boca. Eu pedi a ela que colocasse a chupeta de lado porque o Mister Maker e o Artzooka não usam chupeta e também porque ela já está uma moça e não precisa mais de chupeta. Ela então olhou pra mim muito séria e disse: "eu quero jogar minha chupeta no lixo."

Eu quase caí pra trás nessa hora! Pedi pra ela repetir o que disse e ela repetiu e falou: "meus amiguinhos já jogaram." Claro que eu não ía perder a chance! Falei pra ela que se ela jogasse não teria mais chupeta, nem nova, e ela continuou firme no próposito de jogar. Então levei-a ao banheiro e ela jogou no cesto do lixo. Voltamos para a sala e eu dei muitos beijos e disse que estava muito orgulhosa dela, que ela estava uma moça!

Na hora em que o soninho da tarde bateu, ela começou a choramingar querendo a chupeta. Eu abraçava, beijava e dizia: "você se lembra que jogou a chupeta no lixo?" E procurava distraí-la com o episódio dos Backyardigans que estávamos assistindo. Foram momentos difícieis para nós duas, mas eu não tinha nem como ceder pois, assim que ela se distraiu, eu joguei as outras chupetas no lixo também pra não cair em  tentação. Depois de um grande período de choramingo, entremeado por momentos de profunda irritação e frustração por não ter mais a chupeta, ela foi se acalmando. Durante todo esse tempo eu mantive minha voz  muito calma e baixa, sempre lembrando que a decisão havia sido dela. Mantive também o contato físico constante, alternando abraços e cafunés, de acordo com a aceitação dela. Depois de se acalmar ela não dormiu, permanceu brincando e não tocou mais no assunto.

Quando o pai chegou do plantão ela contou pra ele toda satisfeita que tinha jogado a chupeta no lixo e nós fizemos a maior festa com ela, batendo palmas e dizendo que ela é moça. Vi um sorrisão lindo estampado no rostinho dela, sorrisão de quem está conseguindo vencer uma grande batalha!

Na hora de dormir à noite, ela estava super cansada. Pediu a chupeta, o pai explicou novamente que não tinha chupeta porque ela havia jogado no lixo e ela adormeceu. Mas, sinceramente, eu acho que ela adormeceu de cansaço, já tinha passado da hora em que ela normalmente dorme e ela não havia dormido durante o dia. Por volta de 4:30 da manhã ela acordou porque molhou a cama de xixi (estava muito frio no quarto mesmo) e aí foi um choro desesperado querendo a chupeta. Nós dois a abraçamos e eu falei que ela jogou a chupeta no lixo e que eu estava muito orgulhosa disso. Depois fiquei cantando baixinho no ouvido dela uma música que ela adora e que eu canto pra ela desde bebê. Levou uma meia hora pra ela se acalmar e mais uns 15 minutos pra ela adormecer profundamente e eu poder me levantar (no meio do choro meu despertador tocou, quase que eu choro também!). Mas acho que o saldo do primeiro dia foi muito positivo. Vamos ver como vai ser na escola na hora do sono. Vou pedir à professora dela uma dose extra de paciência! A batalha está sendo grande, mas nós vamos vencer!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: