segunda-feira, 25 de abril de 2011

Páscoa!

Páscoa é tempo de renovação, de renascimento, é a festa da ressurreição. Mas como explicar isso à Julia???? Fiquei pensando, pensando e não cheguei à uma conclusão. Ela não sabe nem o que é morte, vai entender o que é ressurreição???

Então explicamos de modo simples que a Páscoa é quando Jesus nasce de novo. Jesus ela já sabe quem é e nascimento ela sabe o que é............. com o passar dos anos a explicação vai ficando mais completa, mas por enquanto acho que é isso que ela tem condições de entender.

O coelhinho da páscoa também passou por aqui. Ela ganhou muuuuuuuuuito chocolate e nós tiramos uma "casquinha" do chocolate dela, até porque ela gosta de chocolate, mas gosta muito mais dos brindes dos ovos! Nós demos a ela o Ovo da Moranguinho e dentro vinha um brilho labial. No primeiro dia ela já consumiu metade do brilho, passava e tirava, passava e tirava! Estava achando o máximo!



Ela também curtiu os brindes dos outros ovos e eu estava pensando como os ovos mudaram. Na minha época eles eram todos iguais, a embalagem era de bolinhas coloridas e dentro vinham chocolates sortidos. Eu ficava na maior ansiedade pra ver quais seriam os chocolates do meu ovo, porque minha grande decepção era quando vinha um recheado de ameixa ou de banana........ me lembro demais do papel que envolvia o bombom de ameixa........

Hoje em dia, nos ovos vêm brinquedinhos e normalmente as crianças escolhem o ovo não pelo sabor ou pelo fabricante e sim pelo brinde. Inclusive, no dia que fui comprar, tive dificuldade em achar ovos que não tivessem os brindes, eles eram minoria. Fico pensando como isso se reflete nas cabecinhas deles. Porque a Páscoa fica ainda mais comercial..... e além da associação com o ovo em si, tem a associação com o brinquedo.......... e o lado espiritual como é que fica? 

A Julia, mesmo sendo tão pequena, mesmo tendo recebido explicações sobre o motivo da festa, entendeu que dentro dos ovos vinham brinquedos e abriu todos na mesma hora só para pegar os brindes. Posso impedir? Talvez, se eu não permitir a entrada de ovos de páscoa aqui em casa. Mas sinceramente não acho que isso seja a solução. Ela não pode crescer numa bolha, precisa conhecer o lado bom e o lado ruim de tudo e precisa aprender a se defender dos apelos consumistas. Deixo ela brincar com os brindes mas também ensino a ela a partilhar. Esse ano ela levou pra escola ovos não só para as professoras, mas levou também ovinhos para os porteiros e seguranças da escola e para os coleguinhas. Ela mesma distribuiu com todos na maior alegria! Foi muito bom ver minha pequena tão alegre partilhando algo que ela gosta tanto!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: