quinta-feira, 16 de junho de 2011

Deus...

À noite, antes de dormir, sempre convido a Julia a conversar com o Papai do Céu para agradecer o dia. Na verdade faço uma oração curtinha com ela. Ontem ela se recusou a fazer, disse que "só amanhã". Aí fui conversar com ela que era legal conversar todo dia com o Papai do Céu para agradecer tudo de bom que a gente tem, que muitas crianças não têm papai nem mamãe, não têm uma casa pra morar, não têm uma escola legal como dela e nem brinquedos para brincar. Mas ela continuou irredutível, não queria e pronto!

Aí fiquei me perguntando: como fazer uma criança de 3 anos entender o que é Deus? Como fazê-la compreender e crer no que não se pode tocar ou ver? Como fazer a Julia entender que nossa vida é assim graças a um Deus que nos ama? 

Sinceramente, esse é mais um assunto que me deixa perdida. Eu fui criada dentro da religião católica. Hoje em dia estou afastada mas até quero voltar a frequentar a igreja. Mas a questão não é essa, vai além. Conheço muita gente, mas muita gente mesmo que tinha por obrigação ir à missa e hoje em dia não passa nem perto (Claudio e eu estamos nesse grupo). Conheço também muita gente que frequenta a igreja e que passou da porta, esquece o "amai-vos uns aos outros como eu vos amei". Conheço crianças que sabem os nomes dos 12 apóstolos decorados mas que não vivenciam o amor de Deus dentro de casa. Não é nada disso que quero pra Julia. Pretendo levá-la à igreja sim, mas não quero que ela se torne uma pessoa que vai por hábito ou convenção social ou que saiba as passagens da Bíblia decoradas, mas que saia dali e deixe tudo pra trás, não coloque em prática os ensinamentos.


O que quero pra Julia é que ela tenha uma relação de intimidade com Deus, que saiba que nele está a fortaleza e que ela coloque em prática os ensinamentos dele........... mas como começar a dar essa noção a ela? Quanto ela já tem condições de entender? Se eu mesma vacilo na fé, como passar isso pra ela? Ai, ai, ai...... mais uma tarefa difícil........... vida de mãe, né?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

Dayse disse...

Sylvia, eu acho q temos obrigaçao de mostrar o caminho da religiao aos nossos filhos, desde q acreditemos naquilo q estamos ensinando, caso contrario, nao vai dar em nada. O q eu tento fazer com Gael é incentiva-lo atraves do visual, mostrando figuras biblicas (ele tem uma biblia infantil em port e em francês com muitas imagens), visitando igrejas, quadro da familia sagrada q tenho em casa, imagem de Nossa Senhora, DVD Dia,nte do Trono... Enfim, aos poucos ele começa a conhecer os personagens e o mais impressionante é q ele adora entrar em igrejas. Fica impressionado com imagem de Maria e o menino Jesus nos braços ( a quem ele chama sempre de bebê Jesus, o amiguinho do Gael). Ele sabe bem quem é Maria, José e Jesus e q que eles moram no céu... No momento, nao conto historias, apenas digo q os santos sao os amiguinhos de Jesus, q os anjos sao os amiguinhos de Jesus...Ele é muito curioso, tudo o q ele pergunta, eu respondo de modo bem simples, vou saciando apenas a curiosidade dele ...Sabado ele assistiu uma missa, ficou quietinho, falava baixinho e ensinei a juntar as maozinhas pra rezar e dizer: "Maria, Jesus e Papai do Céu protege o Gaël" Acho q na cabecinha dele Jesus é um menino igual a ele, q chora, q dorme, q brinca, rsrsrs... engraçado q qdo ele faz danaçao, eu digo: bebê Jesus nao faz isso, ele é bonzinho pra mamae dele...rsrsrsrs ele fica pensativo e diz q Gael é tb bonzinho, rsrsrsrs

Dayse disse...

Comprei uma cruz q tem o desenho de Maria, Jesus e José, bem infantil, colorida... Dei a ele como um presente e disse q ele tinha q cuidar do bebê Jesus, rsrsrsrs, beijar todo dia e nao deixar cair no chao!!!! De manha qdo ele acorda, ele me pergunta: Mamae, bebê Jesus ja acordou?! Eu respondo: bebê Jesus se acorda na mesma hora q Gael :))) As vezes ele segura a cruz e diz q vai fazer carinho no bebê Jesus... eu acho tao lindo!!!! Bom, se ele vai seguir o caminho q estou ensinando a ele, eu nao sei, mas pelo menos estou fazendo a minha parte, tentando dar a ele um bom conhecimento ( q ainda esta no comecinho) e uma boa base para poder ser um catolico bem melhor q eu :)

Syl disse...

Dayse, acho muito legal o que vc está fazendo, vou ver se copio algumas idéias! A Julia fala no Papai do Céu e na Mamãe do Céu e também quando passa na frente de uma igreja diz que é a casa do Papai do Céu, mas acho que ela pensa que é alguém como a gente (como o Gael com o bebê Jesus) e não tenho a menor idéia de como e quando passar a noção de divino pra ela....... Já lemos algumas passagens da Bíblia pra ela (ela tem uma infantil) mas tenho a sensação que ela encara como mais um "conto de fadas". Na verdade, nem sei se estou querendo colocar o carro na frente dos bois porque talvez na idade dela ainda não dê pra ter essa compreensão mesmo...... ainda não consegui refletir direito sobre o assunto. Mas adorei foi dizer que o bebê Jesus não faz isso ou aquilo porque é bonzinho, um ótimo método pra levá-lo a refletir!

Dayse disse...

Eu acho cedo pra passar a noçao de divino, de fé, de principios religiosos... eu levo mais pro lado ludico ao mostrar os "personagens", ele gosta de ver as figuras das biblias... me preocupo ( no momento)em passar o q é certo e o q é errado. Tem uma musica no DVD Arca de Noé- Diante do Trono, q diz: "q todo mundo era mau, ninguém respeitava o vovô e a vovo, so existiam filhos mau criados"... o clip da musica traz meninos brigando, fazendo danaçao... ele ja percebeu q a cantora faz uma cara de braba e diz: ela ta triste mamae! é a brecha q quero pra dizer q quando um menino bate em outro e nao obedece pai e mae, todo mundo fica triste, pricipalmente bebê Jesus.... :)))) Jesus é o meu grande aliado! Até Olivier na hora do desespero, qdo Gael nao quer dormir ou esta teimoso demais apela pro bebê Jesus, hehehehehe