sexta-feira, 24 de junho de 2011

Medo de dentista

Hoje levei Julia pela primeira vez ao dentista........... sim, demorei pra caramba pra levar (não aconselho ninguém a fazer o que eu fiz, quanto mais demora a primeira vez, mais difícil fica), mas hoje finalmente ela foi. Tentei prepará-la para essa consulta mas não sei porque ela sempre teve rejeição à idéia. Expliquei o que iria acontecer e sempre falava com muita empolgação que iria levá-la para tia Grace (que é um doce e mega competente, foi minha professora, embora não pareça) e que o Artur (primo dela) ía sempre e gostava muito.

Eu percebi que no caminho ela já estava tensa. Quando nós chegamos ela me perguntou: "é aqui, mamãe, a tia Grace?" Ela nunca tinha me feito esse tipo de pergunta. Ficamos na sala de espera brincando e quando a paciente que estava no consultório saiu, Julia me perguntou umas 5 vezes se era a nossa vez. Nem sabia que ela tinha essa noção de que quando a outra criança saísse ela entraria......

Apesar do medo, ela entrou numa boa, se comportou, sentou na cadeira sem dar um pingo de trabalho, deixou examinar, fez a profilaxia........... mas está com mancha branca............. fiquei arrasada! E pra completar tem hipoplasia num molarzinho decíduo...... ô Jesus, repetindo minha história............ 

Ela estava achando o máximo os óculos que a tia Grace deu pra ela usar  

Fazendo a profilaxia
Ela deveria ter aplicado verniz com flúor mas não deixou..... tudo bem, melhor não forçar. Vou ficar aplicando flúor diariamente. Minha marcação na escovação dela vai ter que ser cerrada (e eu já comentei aqui que ela dá trabalho, quer escovar sozinha, não me deixa escovar direito). 

Saí de lá conversando com ela e falando que a tia Grace disse que a mamãe tem que escovar bem direitinho (ela agora adora essa expressão) os dentinhos da Julia e que depois de um tempo a gente vai voltar de novo lá pra tia Grace ver se os dentinhos estão bem escovados. Sabem o que ela falou??? "Eu não quero voltar na tia Grace". E é porque saiu de lá dando beijinho e tudo. Queria saber de onde vem esse medo, já que nunca, mas nunca mesmo, fizemos qualquer menção negativa à dentista ou médico aqui em casa (até porque seria dar um tiro no pé, né?).

Sei que ela ficou impressionada com o dia em que o Claudio drenou o abscesso dela. Ela inclusive faz igualzinho com as bonecas dela. Mas também ela fala que ficou boa porque o papai cuidou do "dodói" dela. E além disso, a rejeição dela em ir pra dentista é anterior ao episódio do abscesso. Então lá vou eu trabalhar ainda mais isso com ela, vou brincar de boneca no dentista pra ver se ela acaba com esse medo e encara de forma mais tranquila. Mais um serviço difícil................... vida de mãe, né?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

Dayse disse...

hahahaha, gostei da atitude da Julia, tava tensa, foi firme na hora do exame, mas nao quer mais voltar, pq certamente percebeu q nao é nada agradavel ficar de boca aberta por algum tempo...rsrsrsrsrs...

Syl disse...

ri não, Dayse, fiquei tão arrasada pq ela não quer voltar............ ainda mais pq precisa muito acompanhar de perto,né? O Gael já foi? Como foi a experiência com ele???

Dayse disse...

O Gaël ainda nao foi e nem sei quando ira... acho q vou agendar uma visita com alguma amiga qdo estiver por ai... aqui nao existe odontopediatra e nem todo o aparato q existe ai pra cativar e tranquilizar a criança... nem salao de beleza com brinquedos, video game, musica... nada! :((( pelo menos, depois q eu comprei 3 escovas de dentes, uma de cada cor e 2 cremes dentais ( morango e frutas), o Gael deixou de dar trabalho pra escovar os dentes, pq virou animaçao escolher qual a escova e qual a pasta q ele vai usar, hehehehehe... tem uma amarela, uma verde e uma rosa. Ele diz (em francês): "mamae, a rosa é pra menina, pra mamae!!!"

Syl disse...

Quando vc vier eu TENHO que bater um papo em francês com o Gael (mas vou precisar de vc como tradutora pq não sei nadaaaaaaaaaaa de francês). Mas deve ser muito lindo ele falando....... Eu já vi que é mal de dentista adiar a primeira visita do filho ao dentista........ todas com quem falo ou ainda não levaram ou levaram tardiamente...... casa de ferreiro, espeto de pau!