quinta-feira, 2 de junho de 2011

Medo do Não

O medo do não é um assunto bastante discutido. Muitos, mas muitos pais mesmo tem medo de dar não a seus filhos e sinceramente, mesmo aqueles que são bem resolvidos e impõem os limites necessários, vez ou outra vacilam pra dar não........

É difícil demais dar limites, é difícil demais dar uma negativa quando eles pedem com aquela carinha linda que nos diz que terem o que querem naquele momento é a garantia de felicidade eterna deles. Sim, as crianças fazem isso, elas são mestras em manipular os adultos, principalmente pai e mãe, e se encontram uma brecha...........

E como se não bastasse o medo de dar negativas aos filhos, agora também existe uma corrente de pensamento que é contra o uso da palavra NÃO nas conversas com as crianças. Argumentam que além de banalizar o não, a ênfase é justamente naquilo que não se quer que a criança faça/tenha/pegue/mexa.

Eu confesso que quando comecei a dar as principais negativas pra Julia, me deixei influenciar por esse tipo de pensamento, mas minha vida estava ficando difícil demais. Eu tinha que rapidamente raciocinar se era permitido ou não, o porquê de ser ou não permitido e ainda por cima arrumar uma forma de dar a negativa sem usar o não............ é demais pra minha cabeça!

Sinceramente, melhor facilitar. Além disso, penso que não é bom transformar o não em um tabu porque por mais que nós pais e mães tentemos evitá-lo de forma direta, a vida não tem pena e dá seus NÃOS bem redondos e de forma nada suave.


Agora, com a Julia não é não. Eu costumo explicar a razão do não, mas não fico me matando procurando um jeito de poupá-la dessa palavra. Afinal, é isso mesmo, uma palavra, e a Julia vai ter que aprender a lidar com ela! Melhor aprender em casa, né?
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

Sarah disse...

Sou sua fãããããã!!!
Bjs!

Syl disse...

Ahá!!! Agora fiquei mega convencida! Mas vc sabe que qdo eu crescer eu quero ser igual a você, né?

Claudio disse...

Esse blog é uma rasgação de seda orrivi...nã

Syl disse...

kkkkkkkkkkkkkk tô sentindo um ciumezinho aí, né? Estou até estranhando, vc não é disso........rsrsrsrs

Dayse disse...

Pior do q dizer o NAO, é fazer cumprir o NAO... Criança é sabida demais e sempre sabe q com pai e mae, a negociaçao é diferente... Gaël nao reage bem aos NAOs do Olivier e meus, em compesaçao, com os outros, ele aceita bem ou digamos, os escândalos sao menores... Eu nao me deixo vencer, rsrsrsrs... e percebo q ele começa a ver q a mamae é osso duro de roer, hahahahaha... eu o ignoro e logo ele vem pedir arrego e ainda faço ele me pedir desculpas e me dar um beijo kkkkkkkkkkkkkkkkk

Syl disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk tô rindo aqui com o teu "osso duro de roer" kkkkkkkkkkkkkkk mas aqui em casa tb é assim, Julia já percebeu que comigo não tem muita folga não....... nem posso deixar, né? minha obrigação é orientar para ela ser uma adulta decente e equilibrada então tem que aprender e cedo a lidar com as frustrações. Claudio está aprendendo a dar não para ela porque como ele ficou fora ano passado, nnão queria ficar dando "não" pra ela...... mas é engraçado como é diferente, comigo não é não, com ele não é talvez....... rsrsrsrs........ mas ele chega lá!