segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A despedida da escola...

O ano letivo de 2011 começou cheio de expectativas pra mim. Até comentei aqui que estava ansiosa com os desafios que Julia teria à frente. Ela se saiu super bem no ano, aprendeu muito, se desenvolveu bastante, adquiriu um vocabulário rico e boas noções de matemática para a idade. E tudo foi de uma forma muito tranquila e natural para ela, sem cobranças. Ela é muito curiosa, adora aprender coisas novas e mostrar as novas descobertas é para ela uma grande diversão.

Mas, esse ano muitas coisas mudaram em nossas vidas, tomamos muitas decisões e no "pacote" veio a mudança de escola da Julia. Eu estava satisfeita com a escola em que ela estava, mas não estou disposta a atravessar a cidade todo dia. Eu estou cansada e estressada no trânsito e estou chegando tarde no trabalho todo dia. Começar o dia esbaforida não é legal...

Sei que racionalmente vai ser melhor pra todo mundo essa mudança de escola, mas confesso que não está sendo fácil pra mim. Julia entrou na escola atual ainda no berçário, eu chorei muito quando fui conhecer o local imaginando deixar minha bebê ali, mas não tinha alternativa. Mas lá ela foi muito bem cuidada e eu notava um carinho grande das professoras com ela. Ela adora a escola, adora os amiguinhos, é muito querida por todos e mais conhecida que farinha de terceira. Lá eu sei que se acontecer qualquer coisa eu vou ser comunicada na hora, sei que se ela se acidentar vai ter os primeiros socorros adequados e sei que de lá só sai comigo ou com o pai (até pra sair com as minhas cunhadas é um protocolo danado, embora eu tenha enviado por escrito autorização de saída com elas). Além disso, nós duas formamos um vínculo afetivo forte com as professoras e com os amiguinhos dela.


Enfim, agora é hora de me preparar e prepará-la também para a nova escola. É uma escola boa e tradicional como a atual, mas com uma abordagem diferente. O principal é que a Julia tem que se sentir bem e à vontade lá como se sente na escola atual e a escola ainda tem que conquistar minha confiança, como a escola atual conquistou. Acredito que tudo isso vai acontecer naturalmente mas eu sou ansiosa, fazer o quê, né? Também tenho que trabalhar bem com a Julia a ausência dos amiguinhos que ela ama tanto e mostrar como um ponto muito positivo (que de fato é) a oportunidade que ela vai ter de fazer novas amizades.



Enquanto isso vou curtindo os últimos dias da Julia na escola atual. As aulas já terminaram (e eu me acabei de chorar tanto no último dia de aula como na festinha de encerramento - abafa o caso!) mas ela está indo para a colônia de férias. Em breve vou entrar de cabeça na nova realidade, comprando fardamento e material escolar para o próximo ano letivo. E que venham os desafios do Infantil 4 e da nova escola!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

Cristiane disse...

Nem fala... as aulas do Bruno terminam sexta eu já estou com saudades pelo tanto que ele gostou... Mas as crianças se adptam melhor deo que agente pensa!!! cris

Ich, Hausfrau disse...

Oi Syl... quanta coisa vai acontecer na vida da Julia.. e com certeza vai ser ótimo para ela fazer novas amizades! Eu acho que criança tem uma adaptação às coisas melhor do que um adulto. Ela vai ficar bem! bjos e boa semana

Ich, Hausfrau
www.ich-hausfrau.com.br

Lianna disse...

Sylvia,

Sei bem o que você está passando... A Gi tb mudou de escola (foi em junho/11). É bem dificil para nós mães, mas bem mais fácil para elas. Você vai ver que vai dar tudo certo! Beijão

Syl - Minha Casinha Feliz disse...

Meninas, muito obrigada pelo apoio! Toda vez que penso no assunto me dá um frio na barriga mas fico tentando me convencer exatamente disso: criança se adapta melhor que a gente.

Vamos ver como vai ser!

Beijos

Juliana disse...

Oi Syl, vim te visitar e te agradecer pelo comentário no MMqD hoje!
Um beijo grande, Juliana
PS. A Julia é linda e de caipirinha, então, ficou um charme!

Syl - Minha Casinha Feliz disse...

Juliana, fiquei muito feliz com sua visita e eu que agradeço por compartilhar com a gente lá no MMqD sua história tão bonita!

Beijos e volte sempre!