quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

O Desfralde Noturno

O desfralde diurno da Julia foi super tranquilo. Não fizemos pressões e aconteceu de forma super natural, sem neuras e sem muitos "acidentes". Pra começo de conversa, como já comentei aqui, eu morria de preguiça de limpar o chão de xixi. Depois, eu acho que forçá-la a fazer algo como controlar os esfíncteres sem que ela estteja preparada para isso é uma verdadeira violência com a criança. 

Mas ela mesma mostrou que estava na hora do desfralde diurno e deu tudo certo, mas as fraldas noturnas amanheciam encharcadas de xixi. Não tinha a menor condição de tirar naquele momento e foi assim por um longo tempo. Quando ela dormia o negócio era tão sério, que ela fazia até cocô e não acordava. Não dava pra forçar um desfralde assim, né?

Depois, quando as fraldas começaram a amanhecer secas com frequência, nós estávamos nos mudando e eu achei que não devia tirar ainda. Conversei com o Claudio e concluímos que seria melhor esperar as aulas na escola nova começarem e ela se adaptar bem para só então dar esse passo. Uma coisa de cada vez pra gente poder assimilar.

Só que a Julia surpreende muito a gente com as decisões que toma. Ela de repente "decide que cresceu" e pronto. Dá um passo e arca com as consequências numa boa. Foi assim com a chupeta e foi assim também com o desfralde noturno: uns dias antes das aulas dela começarem, ela decidiu que não usuaria mais fralda pra dormir. Iria dormir só de calcinha.

Eu fiquei meio sem ação na hora, mas tive que concordar com ela. Não posso fazer minha filha regredir, né? Partiu dela, eu nem estava falando em desfralde. Dali em diante ela não aceitou mais colocar fralda à noite. Comprei dois protetores para o colchão (para revezar) e encarei o desafio.

No início eu estava levantando de madrugada e levando ela ao banheiro para fazer xixi, mas aí o  Claudio me alertou que assim ela não iria aprender a segurar ou levantar pra fazer. E não é que ele tinha razão? Eu fiquei logo pensando que desse jeito ela não poderia dormir longe de mim nunca... 

Passei a não levá-la durante a noite pra fazer xixi. Algumas vezes a cama acordou molhada (ela só fazia se afastar do molhado e continuava dormindo). De manhã, eu sempre mostrava pra ela, mas sem tom de crítica. Com a voz muito suava eu dizia que não tinha problema e que quando ela estivesse com vontade de fazer xixi durante a noite era só levantar e ir ao banheiro ou me chamar pra ajudar. Também resolvi que não ía ficar regrando líquido pra ela a noite. Já acho que ela toma pouca água então quando ela pede eu dou, ela sempre bebe pouco mesmo...

Imagem retirada de: acritica.uol.com.br
 
Tem dado certo. Ainda temos alguns acidentes, cada vez mais raros. Normalmente a cama amanhece molhada quando ela sai da rotina. Se chega em casa de algum passeio dormindo é xixi na certa. Como ainda tenho um pacote de fraldas pela metade, quando eu estou com preguiça de trocar roupa de cama quero que ela durma melhor, coloco a fralda. Ela fica irada quando acorda e percebe que está de fralda!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

Ich, Hausfrau disse...

Oi Syl... legal que a iniciativa do desfralde tenha partido dela... e alguns 'acidentes' irão acontecer mesmo né... mas logo ela se acostuma. Espero que com a Luisa seja tranquilo assim tbem. bjo
Ich, hausfrau
www.ich-hausfrau.com.br

Sarah disse...

O Duduzinho resolveu fazer isso também!!! Eu no inicio colocava a fralda nele depois de dormir (combinado com ele), mas ai começaram a amanhecer sequinhas e tirei de vez. Ele passou vaaaarios dias sem molhar a cama, mas de uns dias pra cá... dia sim/dia não uma "nuvem" passa por cima da cama dele! kkkkkkk
Mas é isso mesmo!
Beijooos,
Sarah

http://overdosedeesmlate.com

Cristiane disse...

Gracinha... Vai dar tudo certo!!! cris

Chris Ferreira disse...

Oi Syl,
que bacana!
Julia ta ficando uma mocinha já!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/

Syl - Minha Casinha Feliz disse...

Meninas, obrigada pelo incentivo! Os acidentes estão cada vez mais raros e eu estou cada vez mais orgulhosa!

Beijos