segunda-feira, 28 de maio de 2012

2ª Festa do Pijama na MInha Casinha Feliz

Ano passado tivemos a primeira experiência de uma amiguinha dormindo em casa com a Julia. Na sexta-feira passada, tivemos a 2ª Festa do Pijama na Minha Casinha Feliz. Julia convidou a Aninha, a melhor amiga dela do ballet (palavras da própria Julia), pra dormir aqui em casa.

Aninha é da mesma idade da Julia, fazem ballet e sapateado juntas e estudam na mesma escola, em salas diferentes. Desde o início elas tiveram uma afinidade grande e sempre ficam brincando e conversando após as aulas.

Na quinta-feira, então, surgiu o convite feito pela própria Julia e na sexta a Aninha veio pra cá. Julia passou o dia na maior ansiedade e não podia nem considerar a possibilidade da amiga não vir. Eu conversei com ela e expliquei que talvez a Aninha sentisse saudades da mamãe dela e não quisesse ficar pra dormir, que ela talvez brincasse um pouco e quisesse voltar pra casa, mas a Julia não podia nem pensar nisso.

Na sexta nos encontramos no ballet e a Aninha veio conosco. A Fernanda, mãe dela, perguntou inúmeras vezes se ela queria vir mesmo e ela sempre afirmando que sim. Mais tarde, ela falou com a mãe ao telefone e respondeu que não queria ir pra casa e nem estava com saudades. Essa é do time da Julia!

Imagem retirada de:
qualomal.blogspot.com


Elas brincaram um pouco, tomaram um banho gostoso e comeram pizza, mas estavam cansadas (nenhuma das duas dormiu de dia) e quiseram ir dormir cedo. Só quiseram. Foram para o quarto, prontas pra dormir, de dentes escovados mas não dormiram. Conversaram, contaram histórias, pularam, marcharam....... uma farra. Deixei as duas sozinhas no quarto e fiquei escutando pela babá eletrônica. Me vieram à mente lembranças muito boas de quando eu fazia esse tipo de farra com minhas primas... era tão gostoso!!!! Depois resolveram assistir filme e a Aninha adormeceu primeiro, logo depois foi a vez da Julia.
 
No dia seguinte ainda brincaram bastante e nem a Aninha queria ir pra casa, nem a Julia queria que ela fosse. E as duas ainda combinaram de fazerem programas assim mais vezes, revezando as casas (praticamente duas adolescentes de 4 anos decidindo as próprias vidas, eu posso com isso?).

O bom dessa experiência é que fortalece os vínculos de amizade da Julia e dá a ela a possibilidade de brincar em casa com outras crianças e não só com adultos. Também tivemos menos ciúmes dessa vez, ela está aprendendo a dividir brinquedos e atenção (espero!). Além disso, Claudio e eu queremos sempre a casa cheia de amigas e amigos. Queremos conhecê-los de perto, saber quem são, nos relacionar com seus pais. E quero que se sintam à vontade aqui em casa, como meus amigos sempre se sentiram na casa da minha mãe. Acho que isso fortalece os vínculos entre pais e filhos e nos possibilita fazer parte do mundo deles.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

Cristiane disse...

Amiga eu faço quando estamos com todos as sobrinhas juntas. Muito bom!!! Está sumida hein!!!Boa semana, Cris

Chris Ferreira disse...

Ai, que delícia essa festa do pijama!!!
Beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

Syl - Minha Casinha Feliz disse...

Meninas, eu curto demais essas farrinhas! E incentivo mesmo porque eu tenho ótimas lembranças dessas ocasiões na minha infância. Inclusive estamos tentando marcar uma assim na casa da minha tia. Cada um mora em um canto do Brasil e tem até os que moram fora, ninguém mora na cidade da minha tia, então será uma delícia!

Beijos!