quarta-feira, 6 de junho de 2012

Porque toda mãe (e pai) deveria ter um smartphone

Não, não trabalho em nenhuma empresa fabricante de smartphones, nem em operadoras de telefonia celular. Mas acho sinceramente que toda mãe devia ter um smartphone.

Eu sou dessas que não liga pra tecnologia. Claro que não vivo sem celular, entretanto é apenas pelo simples fato de poder falar com que eu quiser na hora em que eu quiser ou precisar (como no dia que o pneu furou as 9 da noite e eu estava sozinha com a Julia sem 1 real no bolso) e também pelo fato de que se eu estiver longe da Julia e alguma coisa (Deus nos livre) acontecer, é possível me encontrar. Mas eu sempre escolhi celular pelo preço (o mais barato, of course!). Celular pra mim só precisava de três funções: ligar/receber ligações, ter relógio (não uso relógio de pulso) e ter alarme.

Acontece que o Claudio comprou um Iphone pra ele. Um belo dia, o tal do Iphone tocou, ele estava dirigindo e me pediu pra atender e o negócio chamou até desligar e eu não consegui atender eu tive dificuldade para atender. Claaaaaaaaaaaaaaaro que ele mangou (zombou, para os que não falam cearencês) de mim e, pior, "passou na minha cara" que a Julia sabia atender e eu não. 

E ela não sabia só atender, a Julia mexia muito bem no celular dele, jogava, fazia tudo que a interessava e eu tinha medo até de segurar. Ela inclusive pergunta se o pai já baixou o filme que ela quer assistir, reclama da conexão de internet quando está lenta, escolhe filmes no youtube pra assistir, pede meu pendrive emprestado e sabe o nome de várias parafernálias tecnológicas. Então eu resolvi que eu iria aprender. Primeiro pra ele não mangar mais de mim e depois porque ele me falou uma coisa e depois de refletir eu vi que ele tinha razão: a gente tem que se esforçar pra acompanhar as novas tecnologias pra entender o mundo dos nossos filhos no futuro.

Desde então me esforço pra aprender tudo (e já tenho meu Iphone!), participo de redes sociais, aprendi a mexer na smart tv e vou aos poucos me interessando pelas tecnologias que nos rodeiam. Não sou nenhuma expert, estou muito longe disso, mas pelo menos não vivo totalmente à margem. E acho que todos os pais e mães tem OBRIGAÇÃO de entender o mínimo de novas tecnologias e redes sociais.

Imagem retirada de: vincerecomunicacao.com.br


Entrar nas mesmas redes sociais de nossos filhos, nos permite ter noção do que eles estão tendo acesso, nos permite fazer contato com os amigos deles (e acredito que podemos saber muito mais dos amigos através das redes sociais do que perguntando aos nossos filhos, afinal, qual adolescente vai contar os "podres" dos amigos para os pais?) e nos torna mais próximos do mundo deles. Também nos dá a chance de orientá-los e alertá-los para os perigos do mundo virtual. Estar atentos e próximos da vida, do mundo dos filhos e atentos aos perigos é obrigação, né? Ou pelo menos é o mínimo que se espera de pais responsáveis. 

E sabem do que mais? No fundo, é gostoso estar antenada, conectada. Viciei!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

Sarah disse...

Eu morro de rir com esses pequenos! O meu outro dia me pediu o celular emprestado, pq o dele (de brinquedo, obvio!) estava "sem internet"! kkkkkkkkkkkk
E é impressionante como eles mandam bem no assunto!
Concordo com vc: temos que estar antenadas e ligadinhas no mundo deles... assim ficamos sempre proximas a eles!
Beijos!
Sarah

Myriam Scotti disse...

Confesso que sou meio avessa à tecnologia, mas, não dá pra fugir dela! Dan está com 18 meses e já sabe mexer no Iphone do pai pra ver a Galinha Pintadinha. E, concordo com vc! Temos que star antenadas para que a gente saiba o que nossos filhos estão vendo, lendo etc. O mundo de hoje não permite pais alienados!! Beijos!!

Ich, Hausfrau disse...

Amiga, vc não está sozinha... eu tbem não sabia atender ligações no Iphone do meu marido, kkkkk... e ele tbem mangou de mim! Eu não sabia das maravilhas de um smartphone até ter um. Menina, uso para tudo e os aplicativos para facilitar o dia a dia são muito bons. Isso, sem contar na facilidade de sermos encontradas em caso de emergencia, hehehe. bjo

Brasileira sim Senhor disse...

Concordo com você querida, é bom termos acesso e usar essas tecnologias, afinal os nossos filhos aprendem rápido o uso e som temos a ganhar com isso. Super bjs

Cristiane disse...

Realmente sou meia cru da tecnologia, mas devo dizer que as crianças são muito espertas e conectadas. Cris

Syl - Minha Casinha Feliz disse...

Pois é, meninas, se a gente não se atualizar, já, já eles botam a gente no bolso!

Beijos a todas!