segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Tragédia em Santa Maria e a intolerância e o preconceito reinantes no Brasil

A tragédia em Santa Maria na madrugada desse domingo com certeza tocou todo o país. Não consigo imaginar a dor desses pais e o desespero desses jovens no momento do incêndio. É tudo muito chocante.

Sabemos que foi uma tragédia anunciada, sabemos que nenhuma punição ou indenização vai acabar com a dor das famílias. Fico impressionada com a irresponsabilidade de se burlar leis e fazer show pirotécnico onde não se deve, de se deixar funcionar uma casa noturna com alvará vencido, de se trancar saída de emergência com medo de alguém sair sem pagar.....

Mas, além desse horror todo, ainda me deparo com intolerância e preconceito por parte de pessoas que talvez não tenham a dimensão da dor alheia e sejam incapazes de se colocar no lugar do outro e respeitar os sentimentos alheios. Em redes sociais e sites de notícias, comentários do tipo "churrasco gaúcho" mostram uma insensibilidade inacreditável. Por outro lado, pessoas que estão perto do acontecido e que deveriam procurar ajudar, lançam comentários preconceituosos como: "(...)Se fosse no AMAZONAS, no PIAUÍ, na BAHIA, no CEARÁ, onde não há vida inteligente tudo bem... mas no Rio Grande e logo na cidade do meu falecido pai é de cortar o coração. ESTOU DE LUTO (...)". Há também comentários culpando as vítimas por estarem em um local de "prostituição e drogas" e lamentando porque os que morreram "não conheceram a Deus". 

Imagem retirada de: http://wwwterrordonordeste.blogspot.com.br/

Sinceramente me espanta e me choca esse tipo de comentário. Preconceito nessa hora pra que meu Deus? Somos todos HUMANOS, com sentimentos e dores e limitações também. Independentemente de onde nascemos, de como vivemos, de que fé professamos, somos pessoas capazes, supõe-se, de sentir empatia, de nos colocarmos no lugar do outro e de nos solidarizarmos com o sofrimento dos nossos semelhantes. 

Infelizmente, no meio de tanta tragédia, ainda afloram sentimentos de preconceito e intolerância. Será que nem em meio a tanta tristeza as pessoas conseguem entender que somos todos iguais? Lamentável a tragédia, lamentável o preconceito, lamentável a intolerância....
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Myriam Scotti disse...

Eu não acreditei quando li ontem esse comentário infeliz sobre "se fosse em outro lugar onde não há vida inteligente..." não só porque sou do Amazonas, mas, porque não dá para acreditar que alguém possa realmente pensar desse jeito...o pior de tragedias como essa é ver o quão não evoluídos são os seres humanos...rir dar alheia, escrever besteiras absurdas é algo a se avaliar...que valores são esses que estão incutidos na sociedade atual...estou deveras indignada!
Beijos pra vc!!!

Cristiane disse...

Lamentável... Cris