sexta-feira, 1 de março de 2013

A segunda pergunta embaraçosa a gente também não esquece...

E agora, com a minha gravidez e o grande interesse da Julia no assunto, o tema "de onde vem os bebês" tem sido recorrente aqui em casa.

Julia sabe que o papai colocou a sementinha na barriga da mamãe e ela nasceu e que agora o papai colocou novamente e a Alice vai nascer. Até aí tudo bem, foi o que explicamos pra ela. Mas um dia a ficha dela caiu e ela perguntou: "papai, como foi que você colocou a sementinha na barriga da mamãe?"

Nesse momento, eu que estava na pia, de costas, agradeci a Deus por ter um monte de louça pra lavar, assim eu podia rir à vontade enquanto Claudio procurava uma resposta....

Mas ele se saiu super bem: falou pra ela que papai e mamãe se amam muito e namoram e aí nesse momento o papai coloca a sementinha na barriga da mamãe. Ela se deu por satisfeita e ele pôde respirar aliviado.

Ele sim, eu não! Mas naquele momento eu ainda não sabia disso. Aí que semana passada estávamos só nós duas no meio de um engarrafamento daqueles, eu super estressada e Julia pergunta: "mamãe, como foi que o papai colocou a sementinha na sua barriga?"

A inocente aqui achou que seria mais fácil que roubar doce de criança! Mandei a mesma resposta do Claudio, achando que estava abafando e ela, não satisfeita, insistiu: "sim, mamãe mas como é mesmo que ele coloca?"

Imagem retirada de: http://www.temmais.com


Pânico, mudez e gagueira antes que eu conseguisse responder exatamente a mesma coisa de antes, enfatizando que nesse momento o papai coloca a sementinha na barriga da mamãe. Ela não perguntou mais, não faço a menor idéia de como ela "desenhou" a cena. Mas até agora, pensando friamente, não sei como poderia ter respondido. Porque sinceramente acho que é informação demais pra idade dela (4 anos) fazer qualquer menção mais explícita ao ato sexual. Ela não tem a menor idéia que pênis e vagina servem para outra coisa além de fazer xixi. Claro que ela já descobriu que são zonas de prazer, porque como toda criança dessa idade ela já se tocou (e se toca vez por outra). Mas dai a associar isso a erotismo e ao ato sexual, vai uma distância muito grande. 

Mas pelo que pude perceber não vou poder adiar essa explicação por muito tempo. Se alguém tiver uma sugestão de como explicar melhor pra uma criança tão pequena eu agradeço de coração!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

Diana disse...

hehehe boa sorte!!!! Quando vc descobrir me diz. Eu acho que eu soube com uns 7 anos só. Mas é que tinha um cara lá na rua que usava drogas e tava tendo uma onda de estupros com crianças e a mamãe se preocupou em me contar... lembro que fiquei muuuuuito enojada perguntando se ela tinha feito mesmo isso com o papai... e disse tb que eu queria estar presente quando ela fosse contar pro Diego (coitada, talvez ela nem tivesse pensando em contar pra ele). Foi realmente um choque... e eu acho que nem podia comentar com as meninas da escola haahhahah

Marayza disse...

Taí uma pergunta difícil de responder!
O papai se saiu muito bem até então, mas a bronca maior sobrou pra você e sinceramente acho que mentir não é legal, um dia ela vai ter que saber... Também acho que seja muito novinha pra explicar a relação sexual por inteiro...

E como explicar?????????????

Bem...
pergunta para pediatra dela, ou pede ajuda de alguma psicóloga. Acho que são as pessoas mais acostumadas com esse tipo de situação e devem saber como contar sem traumatizar a criança.

beijos

Renata Palombo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renata Palombo disse...

Qdo acontece essas perguntas comigo eu sempre devolvo para eles... Eu pergunto algo do tipo: "como vc acha q acontece??" E aí parto do ponto de conhecimento prévio deles... As vezes eles dão respostas tão melhores do q as q eu daria q eu apenas digo: "é exatamente isso... Vc ja sabe a resposta"....

Renata
www.descobrindoamaternagem.blogspot.com.br