segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

O Infantil 5!

Ao final do ano passado, relatei como foi estressante o Infantil 4. Julia com apenas 4 anos estava sendo cobrada por leitura e escrita pela professora, estava se desestimulando, eu estava estressada com tudo isso, cobrei muito dela quando não deveria... enfim, o infantil 4 foi uma tormenta aqui em casa.

No início desse ano, eu estava muito ansiosa e preocupada com os desafios do infantil 5. Sabia que ele era muito importante no processo de alfabetização (até porque aqui em Fortaleza, costuma-se adiantar matéria nas escolas). Quando conheci a nova professora, fiquei um pouco apreensiva: ela era nova na escola, bem nova em idade e parecia inexperiente. Com o passar dos dias, fui vendo quanta diferença entre a professora atual e a do ano passado! A atual, por mais que fosse inexperiente, era carinhosa com as crianças e a Julia, por ser uma criança muito carinhosa também, respondeu muito positivamente a esse clima em sala de aula.

A consequência disso foi que a leitura e a escrita deslancharam esse ano! Ela já chegava em casa pedindo pra fazer as tarefas, estava muito mais interessada! Ela concluiu o infantil 5 lendo e escrevendo com desenvoltura para a idade e não só palavras soltas, como frases formuladas por ela. Já está começando inclusive a escrever em letra cursiva, apesar de que a desenvoltura é em letra bastão. Aprendeu a fazer algumas continhas básicas de adição e subtração e faz algumas de cabeça (morro de orgulho!). A letrinha é linda!

Acho ainda que tenho que estimular mais a leitura dela. Ela tem preguiça de ler um livro inteiro, mas quando resolve ler, lê bem. Também tem preguiça para desenhar e pintar (igual a mim). Mas acho que ísso é questão de tempo até ela desenvolver melhor. A gente procura sempre incentivar e elogiar o esforço e a dedicação e ela fica muito satisfeita quando recebe esse feedback positivo. 

Agora ela está empolgadíssima porque vai para o 1o. ano! Diz a todo mundo que no final do próximo ano vai ser Doutora do ABC....... e eu já estou sonhando com a festinha, junto com as outras mães. Minha filha está crescendo muito rápido e eu fico orgulhosa, muito orgulhosa dela!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: