terça-feira, 5 de janeiro de 2016

O Amor pela boneca - a sensibilidade da Julia

Julia é uma criança muito amorosa e muito sensível. Desde pequena sempre foi muito carinhosa com todos que a cercam, todas as professoras dela sempre destacaram como características dela a meiguice e a doçura.

Aos 2 anos e meio de idade, no Natal, Julia ganhou de presente a Bianca, uma bonequinha bebê, no tamanho perfeito pra uma criança. Ela se apaixonou pela boneca e nunca mais largou. Bianca é a filha dela e pra Bianca faço festa de aniversário. Bianca passeia conosco.

Uma vez Julia levou a Bianca pro colégio no dia do brinquedo. Uma amiga riu da Bianca porque a Bianca é negra.... Quando fui pegar a Julia ela estava num pranto inconsolável porque a amiguinha dela riu da Bianca (triste ver esse preconceito nas crianças, na época tinham 5 anos). 

Bianca tem status de gente aqui em casa. E ai de quem a considera somente uma boneca! Acontece que a Alice ainda não entende essa relação e faz a Bianca de gato e sapato. Pega pelos pés, joga no chão.... Quando a Julia presencia é um Deus nos acuda.

Outro dia Alice jogou a Bianca no chão. Julia imediatamente começou a chorar, um choro sentido. Eu peguei a Bianca como quem pega um bebê e fui "examinar" perto da Julia e disse: "filha, não chora, a Bianca não se machucou".

Ela olhou pra mim, com lágrimas escorrendo dos olhos e disse: "Mãe, tudo que a Bianca sente, eu sinto. Se machucar a Bianca, me machuca."

Eu dei um abraço nela e disse que estava tudo bem. Não vou menosprezar o sentimento dela. Isso que ela expressa é empatia e é um dos sentimentos que nos torna humanos. E no aprendizado das relações sociais, a brincadeira tem um papel fundamental. A criança aprende fantasiando, aprende brincando. Sim, minha filha, o que a Bianca sente, você sente e isso é muito bonito!

Quanto à Bianca, ela é minha neta, com muito orgulho. E jamais sairá daqui de casa. Vou guardá-la pra sempre com muito amor e carinho. Ela representa os mais puros sentimentos da infância da Julia. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: