quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Modificando hábitos - o lanche da escola


O lanche da escola da Julia sempre foi um desafio pra mim. Ela é  super seletiva no que come, não gosta de suco, não curte sanduíche, não curte pão com requeijão e a única fruta que gosta é maçã. 

Desde 2011 esse tem sido um pesadelo (e esse ano também comecei a mandar lanche pra Alice que saiu da creche). Julia acabava levando biscoitos industrializados (recheados ou não), bolinhos industrializados, às vezes suquinho de caixa...  Ou seja, tudo errado! Mas como modificar isso? 

Desde o ano passado tenho tentado diminuir o consumo de industrializados por elas. Claudio e eu diminuímos o nosso e nada mais natural que diminuir o delas também. É uma questão de saúde. E com isso vem também o desejo de diminuir o consumo de açúcar, de farinha branca.... Mas diminuir não é  eliminar por completo até porque mudança radical com elas não funciona! 

Comecei então a pesquisar receitas e também a resgatar receitas da mamãe e tenho encontrado bons resultados e duas fãs incondicionais dos lanches da escola! São bolos e biscoitinhos feitos com muito amor e com ingredientes facilmente pronunciáveis (nada de corantes, aromatizantes, conservantes...) 

Eu estava querendo uma receita de bolo de "chocolate" que levasse somente cacau, mas as que encontrava em geral tinham também achocolatado. E cacau é bicho danado, não se dá muito bem com fermento...  Aí peguei uma receita de bolo de chocolate fácil e gostosa e resolvi adaptar. Na primeira tentativa ficou gostoso mas pesado, tipo "entala-gato" mesmo. Mas hoje acho que acertei a mão! 

E aí como eu não sei ficar quieta, publiquei a foto deles (faço em forma de cupcake) no Facebook e logo vieram os pedidos pela receita. Como coisa boa a gente tem que compartilhar, aí vai:

4 ovos
1 xícara de manteiga
2 xícaras de açúcar demerara
1 xícara de água fervendo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de cacau em pó alcalino 
2 colheres de chá de fermento
1 colher de chá de bicarbonato de sódio 

Misture a farinha, o cacau, o fermento e o bicarbonato e reserve. 

No liquidificador, bata o açúcar, a manteiga, os ovos, e a água. Depois misture com os ingredientes secos (eu nem uso batedeira, só o fouet) e leve pra assar em forno pré-aquecido. 

Faço em forma de cupcake porque, depois de frios,  embalo um a um no filme de PVC e congelo. Assim, posso variar o lanche sem a preocupação de que o bolo vai ficar ruim... 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário: